Família Nogueira: Imigrante Brasileira

Família Nogueira

Circula uma versão da história da imigração da Família Nogueira, na web, onde não se registra os fatores de repulsão em relação a Portugal nem os fatores de atração para se ter o Brasil como destino.

Por essa versão parcial, a família Nogueira que veio para o Brasil é originária de um único tronco que se instalou no atual Rio de Janeiro e em São Paulo. Lá teria sido no bairro conhecido na capital como Brás, em homenagem ao seu fundador, o português José Brás, bandeirante do século XVII . Parte dessa família rumou para Bragantina e a outra e outra para Itapetininga, espalhando-se por todo o interior paulista e de outros estados.

Esses Nogueiras dispersaram-se também para Minas Gerais, Baependi e fixaram residências às margens do Rio São Francisco, no estado do Ceará, Bahia, também no estado do Paraná, do Maranhão, do Pará e de Pernambuco onde muitos casamentos aconteceram entre as famílias Nogueira e Sá, Pereira, Araújo, etc.

Muitas Cidades paulistas como Bragança Paulista, Atibaia, Piracaia, Joanópolis, São Miguel Arcanjo, Campinas, Artur Nogueira, Cosmópolis, Amparo, Paulínia, algumas localidades no Vale do Paraíba Paulista, além de Lucianópolis, Avaí, Marília, Assis, São José do Rio Pardo, Casa Branca e Colina, foram os ancestrais Nogueira que ajudaram a construi-las. Pode-se acrescentar outras localidades, dependendo do histórico documental dos municípios, pois esta família desbravava terras, vendendo-as aos primeiros moradores e também doavam para formar freguesias.

Por isso, historicamente, os Nogueira, assim como outras antigas famílias (Almeida, Bueno, Abreu, Correia, etc.) ficaram conhecidas como fundadoras de povoados e construtoras de vilas. Existem atualmente muitos Nogueiras residindo em Pernambuco, no Maranhão, em Fortaleza dos Nogueiras e Imperatriz no Maranhão. Em Parnamirim, durante muito tempo foi conhecida uma casa de jogo da família Nogueira, cujo boato era de que ninguém ganhava a não ser a casa…

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/familia-nogueira/38782/

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/familia-nogueira/38782/#ixzz2zHJyHYN3

http://lastnames.genoom.com/pt/sobrenome/Nogueira/Brasil

 

 

35 comentários a “Família Nogueira: Imigrante Brasileira

  1. Eu também sou uma Nogueira, moro no Rio de Janeiro.
    Dizem que meu avô paterno Antonio Alves Nogueira ,veio de Portugal .Mas meu pai que era filho não chegou a conhece -lo pois ele morreu quando tinha dois meses de nascido. Tenho muita curiosidade quanto a minha genealogia.

  2. Ola fernando acho quer temos quer nos encontra ,meus avos trouxeram o meu nome nogueira de Portugual passei a vida toda ouvindo meu pai ,falar como nossa família era importante tenho vários nogueiras e noguerinhas na nossa família por favor seria bem legal ser pudéssemos trocar historia vc pode me acha no facebook por marcia mcghee nome de casada mas nogueira minha família não tira nem depois de casada ou filhos novos membros ESTOU EM CHICAGO MAS PASSEI MINHA PASSEI 20 ANOS ENTRE O BRASIL E ALEMANHA BEIJOS NESSA FAMILA LEGAL E ORGULHOSA DE CHAMAR NOGUEIRA

    • Ola eu estou a procura de uma amiga com o nome de : Maria Aparecida Alves Nogueira, da cidade de= Cantagalo Pr , se alguem puder ne ajudar ficarei grata p o resto de minha vida

    • michele, eu também sou uma nogueira e tento encontrar meus parentes. moro no rio, desde pequena que ouço falar que minha vó, januária nogueira, casada com francisco nogueira, vieram de minas gerais. acho interessante que tanto meu avô e minha avó, tinham o mesmo sobrenome, talvés acredito que eram primos, sei lá.kkk então, tento encontrar alguns parentes e nem sei por onde começar. sendo que interessante que o avô da minha filha chamá-se ormindo nogueira e o pai da minha filha, não tem o sobrenome dele de nogueira, mais nasceu em minas na serra dos aimorés! interessante.

  3. Ola, nas suas pesquisas vc chegou a ouvir de alguma Nair Nogueira ela teria vivido mais ou menos de 1895 a 1937. O pouco q sabemos dela é q ela teria conhecido meu bisavô José Woelke em Portugal q vinha fugido da guerra e ambos teriam vindo p o Rio de Janeiro e se casaram, não sei ao certo em qual momento e que local e ela passou a ser minha bisavó Nair Nogueira Woelke. Estou montando a historia dos Woelkes e ela q começou a gerar a familia aki no Brasil, ninguém sabe dizer quase nada dela, sabemos mais essas possíveis datas, ela teve 6 filhos. Saberia de algo p me ajudar? Obrigada!!! Qualquer coisa se souber e puder me chamar no facebook tbém Ariene Woelke. Obrigada novamente!!!

    • Descobri q ela tinha um irmão chamado Waldemar Nogueira q contam ter morado em Taubate e ele teria 2 filhos… Continuo aguardando contato, quem sabe vcs conseguem me ajudar!!! Só quero saber quem foi minha bisavó!!! Obrigada, bjsss!!!

  4. OLA PESSOAL A 4 ANOS ATRAZ COMECAMOS UMA FESTA NA CIDADE DE SAO JOAQUIM DA BARRA DE DUAS FAMILIAS
    FAMILIA NOGUEIRA E FAMILIA TELLES
    GOSTARIAMOS DE CONVIDAR A TODOS DA FAMILIA NOGUEIRA Q ADICIONEN A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK
    ARRAIALTELLESNOGUEIRA SERA UM PRAZER FAZER CONTATOS COM OS NOGUEIRAS QUE ANDAM ESPALHADOS POR ESSE MUNDAO , NOSSA FESTA COMECOU COM 25 PESSOAS E ESSE ANO REUNIMOS 480 , FOI UM FESTAO , SEJAO TODOS BEM VINDO, PARA O ANO DE 2016 NO NOSSO ARRAIAL SERA UM PRAZER RECEBELOS , ESTAMOS EM UMA FAZENDA NA CIDADE DE SAO JOAQUIM DA BARRA ,
    AS FAMILIAS DOS NOGUEIRAS SE ENCONTRAM RAMIFICADAS POR AQUI TAMBEM , RIBEIRAO PRETO ,PARANA JARDINOPOLIS , FRANCA ,MORRO AGUDO ,E TODO O INTERIOR DE SAO PAULO ,ESTAO TODOS CONVIDADOS , SE ORGANIZEN E MARQUEM PRESENCA NO PROXIMO ANO ,UM FORTE ABRACO A NOGUERADAAAAA
    FACEBOOK ARRAIALTELLESNOGUEIRA

  5. eu tbem sou uma nogueira o meu avo veio do pernambuco ele se chamava Francisco nogueira e minha avo santa previato nogueira e o meu Adriana Angelica Nogueira

  6. Oi pessoal
    Antes de tudo um FELIZ E PRÓSPERO 2016 PARA TODOS.
    Sou Nogueira do Rio Grande do Sul. Meu bisavô era GEREMIAS NOGUEIRA e meu avô era AMELIO NOGUEIRA. Minha mãe é Maria Amélia Nogueira da Silva.
    Meu pai era Waldemar Thomaz da Silva e nos registrou Nogueira da Silva porque a família de minha mãe estava ficando muito pequena.
    Sabem alguma coisa desses ascendentes.
    Moro em Gramado e quando vierem aqui nos procurem.
    Lauter Nogueira da Silva – Médico – tel 54 8402 7121
    Abr
    Lauter

  7. bom dia!!
    moro no interior de goias hoje, mas toda minha família é de Aramina São Paulo, sou descendente de uma família nogueira mesmo não herdando o sobrenome, gostaria de saber se há alguma ligação… a maioria da minha família está hoje em goias, mas temos remanescentes em Ribeirão Preto, Uberlândia e Maringá. meus bisavós que vieram de aramina se chamavam venerando de Souza Nogueira e Maria Abadia de Oliveira.

  8. Olá , sou da família nogueira do interior de São Paulo, próximo a Santa Cruz do Rio Pardo; Meu tataravô veio de Minas Gerais com um Irmão . Até onde sei de nossa historia. O nome do meu Tataravô é Procópio José Nogueira. Poderia ajudar ?

  9. Por favor estou a procura de uma amiga q n a vejo a mais de 20 anos, o nome dela è Maria Aparecida Alves Nogueira ela è de Cantagalo Pr, se alguem souber por favor me de informações. Meu facebook Nete Enes

  10. Sou Ana Gláucia Nogueira, meu avô Silvio Nogueira , Somos na região de Itapetininga e atualmente estamos em Iperó.Gostaria de saber se temos a mesma origem de sobrenome. Abraços.

  11. Eu Vera, amiga de Marta Maria Nogueira, filha de Rosa de Lima Nogueira, e neta de Maria Hipólyta Nogueira, ( Ambas já falecidas). Eram residentes em Ribeirão Preto. Ela gostaria imensamente de ter contato com pessoas da família, pois foram separadas ainda criança. Desde já agradeço.

  12. Olá meu nome é Regina Camargo Nogueira gostaria de saber como posso pesquisar minha família , meu avô já está muito velho e não sabe dizer ao certo onde estão os familiares mais antigos .só sei que ele era do mato grosso e o nome dele é Arnaldo Batista Nogueira filho .

  13. Vim fazer uma inocente pesquisa sobre meu sobrenome e MEU DEUS COMO SOMOS MUITOS agora incluirei mais” algumas pessoas” em minhas orações rsrsrs
    Sou de São Luis do Maranhão mais o meu Pai de quem herdei o Nogueira era do Rio de janeiro
    Abraços a todos

  14. Oi, eu também sou Nogueira, minha mãe se chama Francisca Nogueira e meu falecido avo se chamava Francisco Nogueira, e minha família é do Ceara !!

Deixe uma Resposta

