Dr. Guaracy conta para o Rinaldo a Genealogia da Família Nogueira (Itaúna-MG)

guaracy-de-castro-nogueiraOrigem da Família: Portugal, margem direita do Rio Douro, Província do Douro Litoral, Distrito do Porto – Concelho de Paredes, Freguesia de Parada de Todeia.

Origem da Mais antiga linhagem conhecida: Gonçalo Nogueira (decavô da geração do Guaracy, Rinaldo, Maria Aparecida, etc.)

O filho homônimo do pai, Gonçalo Nogueira (tio-eneavô), casou-se com Leonor Fayão, filha bastarda de Affonso Fayão, filho de Dom Teodósio I, quinto duque de Bragança e terceiro duque de Guimarães. A filha foi “legitimada” e um dos descendentes desses Braganças do Minho veio para o Brasil. Esse filho casou-se com uma filha do Tenente Manoel Borba Gato, que tinha ganho uma sesmaria com área de 14.400 alqueires, onde hoje se situam os municípios de Mateus Leme, Juatuba, Igarapé e São Joaquim das Bicas em Minas Gerais.

Rinaldo SoaresBorba Gato, sogro do descendente do Gonçalo Nogueira, por sua vez, era genro do famoso bandeirante Fernão Dias Paes (1608-1681). Este ficou conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”. Os bandeirantes tinham o objetivo de pesquisar riquezas minerais e escravizar indígenas. No século XVI, foram organizadas as primeiras expedições, que exploravam principalmente o litoral. No começo do século XVII, as bandeiras se embrenhavam pelo interior, para cativar e forçar indígenas trabalharem na plantação de cana de açúcar. Fernão Dias nasceu na Vila de São Paulo de Piratininga. Era casado com Maria Garcia Betina, descendente do índio Tibiriçá pelo lado materno e de um irmão de Pedro Alvares Cabral pelo lado paterno. Possuía muitas propriedades em São Paulo e era dono de vários índios escravos. Fernão Dias Pais Leme morreu nas proximidade do Rio das Velhas, Minas Gerais.

Eneavó: pelos idos de 1550, nasceu Margarida Nogueira, filha de Gonçalo Nogueira.

Octavô: Tomé Nogueira, filho da Margarida.

Heptavô: Manoel Nogueira, filho de Tomé Nogueira. Casou-se com Maria Francisca e o casal gerou dois ramos familiares, cujos descendentes imigraram para o Brasil em épocas distintas. Primeiro, Manoel Nogueira Penido (tio-hexavô), segundo, Custódio Nogueira Duarte (hexavô).

Pentavô: João Nogueira Duarte, filho de Custódio (hexavô), que se casou com uma filha de heptavôs, Clara Maria Assumpção. Imigrou para o Brasil, estabelecendo-se na região da Freguesia de Curral d’El Rey, hoje Belo Horizonte, onde se casou em 1752. Ele requereu e ganhou do Governador da Província, em 16 de agosto de 1784, uma sesmaria de meia légua de terras em quadra, em Capela Nova de Betim. Era um sítio, denominado Fazenda da Serra Negra, com área de 225 alqueires geométricos.

Tetravó: Angélica Nogueira Duarte, filha de João Nogueira Duarte, casou-se com seu primo português, Custódio Coelho Duarte, uma liderança da região. Ele era sempre convocado como rábula para trabalhar em processos judiciais na Comarca de Sabará, posteriormente Pitangui, de onde se desmembraram 37 municípios da região centro-oeste mineira. Custódio foi dono da enorme Fazenda da Mata do Cedro, com terras que hoje pertencem aos municípios de Itaúna e Carmo do Cajuru. O Ribeirão dos Coelhos, atravessado pela rodovia Minas Gerais-050, que liga Itaúna a Divinópolis, tem seu nome em sua referência.

Trisavó: Umbelina Nogueira Duarte, filha de Custódio, casou-se com Manoel Ribeiro de Camargos, do Arraial do Empanturrado, hoje, Carmo do Cajuru. Era filho do português criador do povoado, em Carmo do Cajuru, que tem o nome de “Ribeiros” em referência à família. Sua esposa era filha do português que garimpou ouro no Ribeirão das Lavrinhas, hoje Córrego do Paiol, e foi um dos fundadores de Itaúna. Suas duas irmãs também casaram-se com mineradores. Todos eram filhos de paulistas “quinhentões”, isto é, portugueses que vieram nos anos 1500. Foram fundadores do Arraial de Nossa Senhora de Santana do Rio São João Acima, hoje, Itaúna.

Esses portugueses de sobrenome Camargo eram escravagistas, predadores de índios no Território das Missões no Sul do País. Ricos e poderosos, dominaram a política da Província de São Paulo por mais de cem anos em luta constante contra os membros da família Pires. Eram dois partidos adversários: o dos Camargos e o dos Pires. Eram descendentes do pioneiro João Ramalho (duodecavô), figura enigmática dos primeiros tempos da colonização, que se casou com a índia Mbcy ou Bartira, como ele a chamava. Foi “convertida” e batizada com o nome de Isabel Dias pelo jesuíta Padre Nóbrega. Era filha do cacique Tibiriçá, portanto, trezeavô. Ele também foi catequizado e batizado com o nome de Martim Afonso Tibiriçá, em homenagem ao donatário da Capitania de São Vicente, que desembarcou em Santos em 1532, na praia de Bertioga.

A pentavó Clara Maria Assumpção era baiana, mulata, provavelmente descendente de escravos. Bartira, a décima segunda avó, era índia. Portanto, a família Nogueira é miscigenada, aliás, como é a maioria das famílias brasileiras. Essa miscigenação resultou no melhor da cultura brasileira: sua música, seu futebol, sua culinária, sua democracia multicultural (em construção).

Outro filho de Custódio Coelho Duarte foi o Sargento João Nogueira Coelho Duarte que se casou com sua prima Miquelina Angélica Nogueira Penido. Tornaram-se também trisavós.

Uma filha desse casal, Ana Nogueira Duarte, casou-se com Silvério Ribeiro de Camargos. São os bisavós. Ele se tornou Juiz de Paz em São José da Varginha em 1893. Tiveram vários filhos.

A filha Ana Nogueira de Camargos, nascida em 1884, casou-se com o primo Jaime Nogueira Soares e tiveram onze filhos. Finalmente, estes são os Soares Nogueira, nascidos em Divinópolis ou Itaúna.

Fonte: Carta de Guaracy de Castro Nogueira a Rinaldo Soares, escrita em Itaúna, no dia 2 de fevereiro de 2005.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s